6 insights que você deve saber antes de fazer um sorteio no Instagram

2 min read

Fazer sorteio do Instagram é uma das melhores maneiras de conseguir potenciais interessados em seu perfil e até em sua marca. E para você atingir esse objetivo é muito importante que os participantes tenham uma boa experiência em participar, entendam as regras do sorteio e saibam de todas as informações importantes. Pensando nisso, preparamos insights para você realizar um sorteio perfeito. Prepara o print, salve esse link nos favoritos e vamos começar. 

1º Deixe a dinâmica do sorteio clara na legenda;

Afinal, o que é essa tal dinâmica? Nada mais é que as regras do seu sorteio no Instagram! Normalmente, quem faz os sorteios já sinaliza na legenda informações importantes como: 

  • Quais os perfis que o participante deve seguir?
  • A conta dele precisa ser aberta ou pode ser privada?
  • Contas comerciais podem participar?
  • Contas de outras cidades, estados ou país podem participar?
  • Quais são as ações que invalidam o sorteio?
  • Como e quando os sorteios serão realizados?
  • Você vai enviar o prêmio via Correios ou o ganhador precisa buscar?

Tudo isso faz parte da dinâmica, deixar as informações claras evita muita dor de cabeça. Por isso, não pule esta etapa.  

2º Elabore uma dinâmica prática

Escreva exatamente o que o participante precisa fazer. Por exemplo, qual o perfil que ele deve seguir, comentar ou hashtag que o mesmo precisa usar. Evite uma dinâmica muito longa. Por exemplo, se a pessoa já tem que seguir alguém e comentar tal coisa, não precisa de uma 3ª etapa. Isso pode ficar confuso e causar frustrações em quem participa.

3º Não esqueça o texto jurídico do sorteio

O Sorteiogram já preparou um conteúdo exatamente sobre isso, mas vale reforçar a importância do TJ, o famoso texto jurídico.  Por isso, a seguir, você verá um bom exemplo. Copie e cole em seus sorteios!

1º O sorteio no Instagram é unicamente de responsabilidade do autor da publicação;

2º Instagram, Sorteiogram e Facebook não possuem responsabilidades sobre os resultados, vencedores e entrega dos prêmios;

3º A comprovação da realização do sorteio é responsabilidade do proprietário da conta;

Vale ressaltar que em casos de sorteios de alto valor como carros ou casas, é importante informar ao órgão regulador e garantir 100% de segurança.

Sobre as leis e fiscalização:

Antes da lei 13.756/18, o Ministério da Fazenda delegava à Caixa Econômica Federal (CEF) a competência de administrar as promoções comerciais. Dentro da CEF, essa operação era feita por meio da Representação de Promoções Comerciais (REPCO).

Contudo, a partir da promulgação da lei 13.756/18, de acordo com seu artigo 26, a Caixa Econômica Federal deixa de ser o órgão responsável pela autorização e fiscalização de promoções comerciais e sorteios, transferindo essa obrigação para a Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (SEFEL), do Ministério da Fazenda.

Tempo é importante!

Você pode fazer um sorteio de um dia para o outro? Pode! Mas também pode planejar algumas semanas de sorteios com publicações pontuais para lembrar o público de participar. Dar mais tempo ao participante também dá mais oportunidades para eles comentarem.  

5º Pense na transparência. 

Sempre vai ter alguém com um pé atrás. Não tem jeito! Mas o que tem jeito é fazer tudo de uma forma mais transparente. Ações como filmar o sorteio e postar o vencedor do feed ajudam as pessoas a verem que o sorteio foi realizado de forma transparente. Faça isso! 

Gostou dessas dicas? Siga o @sorteiogram no Instagram e veja mais conteúdos como esse. =)

One Reply to “6 insights que você deve saber antes de fazer um sorteio no Instagram”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *