COMO FAZER SORTEIO NO INSTAGRAM

6 min read

Fazer Instagram comercial

Os sorteios no Instagram já podem ser considerados uma das melhores estratégias para a captação de novos seguidores na rede social, e não é pra menos. Se feito com atenção e planejamento, organizar um sorteio se torna uma tática simples, não tão burocrática e que traz retornos imediatos e duradouros para o perfil que promove esse tipo de ação.

Como fazer sorteio
Como fazer sorteio

São milhões de usuários localizados em apenas um ambiente digital. Todos estes perfis possuem preferências totalmente diferenciadas umas das outras, mas ao mesmo tempo podem ser facilmente segregadas e reunidas em algum espaço dentro deste ambiente. Por isso é tão simples fazer sucesso nessa rede social, não existem segredos para encontrar o seu público-alvo. O negócio é atrair…

E é a partir daí que os sorteadores de plantão começam a se movimentar em prol da felicidade dos que os acompanham, a hora de organizar o sorteio chegou! Não sabe como fazer isso? Continue com a gente que nós ensinamos.

COMO FAZER SORTEIO NO INSTAGRAM, O PASSO A PASSO:

  1. Planeje o objetivo do sorteio

 O planejamento é essencial para o início de qualquer projeto, principalmente os digitais. Tudo precisa ser milimetricamente pensado para que não existam brechas durante todo o processo do sorteamento, já que o público é sempre muito exigente e qualquer erro pode ser motivo de muita insatisfação. 

Mas afinal, como ser certeiro na estruturação de um sorteio de sucesso? Bom, vamos lá! Antes de tudo, se organize. Faça um esboço do que foi pensado e a partir daí comece a ajustar todo o processo, comece avaliando qual é o objetivo principal. O que você pretende? Vender um produto ou serviço, aumentar o engajamento nas redes sociais, divulgar alguma novidade, aumentar o número de seguidores ou até mesmo disparar o tráfego em seu site, é muito importante definir aonde você quer chegar, para que você saiba de onde sair. 

Não se cobre tanto, lembre-se que não é na primeira ação de sorteio que você terá grandes resultados imediatos. Seja calmo, precavido e paciente, imprevistos acontecem e podem ser contornados. Como dizem por aí, ‘para tudo dá-se um jeito’. 

  1. Faça a escolha do prêmio 

Muita atenção para essa etapa, escolher o prêmio que será sorteado é muito mais importante do que parece. É essencial que a gratificação esteja alinhada com o objetivo do sorteio, caso contrário todo o planejamento não fará sentido e entrará em desuso. 

 Antes de tudo é muito importante que você conheça bem o seu público-alvo e tenha domínio sobre a área de atuação do seu negócio e suas necessidades, a escolha do que será sorteado está diretamente ligada à escolha do objetivo do seu sorteio.

Dê preferência para produtos e serviços que tenham qualidade, assim a sua marca não perderá credibilidade já que estará vinculada a uma boa experiência vivida pelo usuário, o que o instiga a pensar que: ‘se você oferece um serviço de qualidade em um simples sorteio, imagina a qualidade do produto que é ofertado pela própria marca’.

Caso queira presentear o usuário com um produto ou serviço próprio, escolha o melhor! Essa é a melhor maneira de atrair público e divulgar a sua empresa com qualidade e estratégia. Mas se quiser apenas aumentar o seu número de seguidores, tente pensar um pouco mais sobre parcerias. Qual personalidade ou marca trariam bons resultados se trabalhasse junto com a sua? Aparecer em outras redes é uma das melhores táticas para divulgação da marca e captação de novos seguidores.

  1. Defina a quantidade de vencedores

A escolha da quantidade de vencedores do sorteio é totalmente sua, você não necessariamente precisa selecionar apenas um ganhador… Pensa comigo, quanto maior a quantidade de prêmios, maior a quantidade de comentários e consequentemente de visibilidade. 

Caso a preocupação agora seja de como sortear, fique tranquilo. Existem sorteadores online, como o SorteioGram, que oferecem a opção de sortear mais de um comentário. Tudo isso sem dificuldades ou segredos tecnológicos.

  1. Elabore as regras 

A elaboração das regras de um sorteio pode ser considerada uma das etapas mais importantes desse projeto e pode ser feita depois da escolha dos objetivos e premiação do sorteamento. 

Você tem toda a liberdade do mundo para criar as regras do seu sorteio, nessa hora tente ser o mais claro e descomplicado possível já que ações elaboradas demais não combinam com o meio digital e podem acabar afastando o público interessado, indo totalmente contrário ao objetivo principal de uma promoção como essa. Pense em regras criativas e interativas que possam trazer engajamento não só para a publicação oficial, mas também para o perfil que está promovendo a ação.

Geralmente uma das regras de todo o sorteio no Instagram é a marcação de amigos nos comentários da publicação, quanto mais comentários maior a chance de ganhar. Este raciocínio beneficia, e muito, a página que está disponibilizando a premiação já que, provavelmente, as pessoas marcadas irão visualizar a publicação, o sorteio e consequentemente o perfil disparando o seu alcance. Caso o perfil reúna conteúdo atrativo o suficiente, esta também acaba se tornando uma potencial possibilidade de conquistar novos seguidores. Curtir a publicação oficial e seguir as páginas envolvidas no sorteio também são ótimas escolhas para regras de um sorteio.

  1. Defina uma data para iniciar e terminar o sorteio 

É indiscutível a necessidade de uma data para início e término do seu sorteio. Seu público precisa saber o quanto irá esperar por essa realização e por quanto tempo poderá jogar a sorte na publicação oficial, gerar expectativas entre os participantes pode ser bastante interessante para a sua marca. 

Não se esqueça de deixar as informações de início e término bem claras na publicação oficial do seu sorteio, assim como a importância cumprir com todas as regras, a ausência desse dado pode lhe trazer problemas futuros além de insatisfação do participante. 

  1. Crie a publicação oficial do sorteio do Instagram

Como fazer um sorteio no Instagram sem publicação no Instagram, não é mesmo?! Capriche bastante nessa parte! O visual da sua publicação faz toda a diferença é ele quem vai, num primeiro momento, atrair a atenção de possíveis participantes e futuros seguidores. 

Existem várias ferramentas que podem te ajudar nessa parte, então use e abuse. Algumas disponibilizam até templates prontos, o que facilita muito o processo de criação de uma arte. A dica mais importante para essa etapa é: sempre deixe tudo com a cara da sua marca, exteriorize essa identidade. 

  1. Divulgue e anuncie seu sorteio 

Depois de toda essa preparação é hora de finalmente fazer a postagem da publicação oficial em seu feed do Instagram, esteja atento ao horário em que for fazer isso. Recomendo que pelo menos uma semana antes da publicação você examine  quais são os horários do dia em que o perfil em questão recebe maior interação, faça a postagem em horários movimentados em seu feed assim sua publicação alcançará mais pessoas. 

Tente compartilhar sua ação de sorteio no maior número de redes possível, isso vai ajudar muito com o aumento do seu alcance. Lembre-se que a publicação provavelmente irá descer no seu feed do Instagram, então aproveite para desfrutar do poder do story e relembre os seus usuários sobre o sorteio sempre que puder. 

  1. Faça o sorteio e anuncie o resultado

Chegou o dia tão esperado, é hora de sortear e anunciar quem foi o sortudo ou sortuda da vez. Você está preparado para esse momento? Já escolheu por qual ferramenta vai fazer o seu sorteio? Tenho algumas diquinhas muito boas no gatilho pra você.

Algumas ferramentas de sorteio oferecem mais facilidades e confiança que outras, a maioria delas, por exemplo, não carrega todos os comentários da publicação. Portanto, escolha com cautela. 

A orientação das próprias ferramentas é de que você não deixe para fazer o carregamento dos comentários horas antes do sorteio, mas isso vai de acordo com a quantidade de comentários que foram feitos em sua publicação. Quanto mais comentários, maior o tempo para carregamento.

  1. Saiba como utilizar o SorteioGram   

Plataformas como o SorteioGram oferecem funções pagas que valem super a pena. O carregamento dos comentários pode ser realizado em nuvem, o que permite que o sorteador deixe-os carregando sem precisar estar com o navegador aberto.

Dois passos são indispensáveis para conseguir sortear com essa plataforma, o primeiro é: não deixe de conectar seu perfil do Instagram ao Facebook, desta maneira a ferramenta consegue carregar seus comentários com mais rapidez e segurança. O segundo passo, mas não menos importante, é: baixe nossa extensão para o navegador, assim a plataforma irá trabalhar de maneira otimizada quando realizar o seu sorteio. É bem simples e rápido, depois de seguir esses passos basta escolher qual a publicação a ser sorteada e deixar o resto do trabalho com o SorteioGram. 😉 

A expectativa aumenta quando o usuário pode acompanhar o momento do sorteio, então porquê não fazê-lo em uma live nas redes sociais? O SorteioGram apresenta um layout agradável para esse evento, com efeitos especiais e tudo mais. 

  1.  Analise os resultados da campanha de sorteio do Instagram

Sem análise e métricas de resultados todo o planejamento para ação do sorteio será em vão, já que como você irá medir resultados quando for fazer outras ações futuramente? É apenas com a análise dos dados que será possível entender qual tipo de ação traz retorno efetivo para a sua marca. 

Agora você já está preparado para sortear no Instagram! Siga nosso passo a passo e conte pra gente os seus resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *